O Estado de Minas Gerais, PY4, quarta região, no dia primeiro de outubro de 2021 estreou no programa de Radioamador SOTA.

O Estado de Minas Gerais, PY4, quarta região, no dia primeiro de outubro de 2021 estreou no programa de Radioamador SOTA – Summits On The Air, passando desde então a fazer parte deste programa de premiação para radioamadores.

O SOTA – Summits On The Air, é um programa que foi criado na Inglaterra no ano de 2002 e incentiva a operação de rádios portáteis em ambientes de montanhas. É uma atividade que reúne radioamadorismo e montanhismo. Os picos das montanhas que se enquadram no critério estabelecido pelo SOTA, o pico deve ter 150 metros de proeminência do colo montanha, são classificados como picos SOTA. O radioamador deve subir, se deslocar, até esse pico e realizar contatos com outros radioamadores de qualquer parte do mundo. Esse ato de estabelecer contato no pico da montanha é chamado de ativação do pico, e o radioamador que fez a ativação é chamado de ativador.  O radioamador que está em outra localidade diversa do pico, em sua casa, em sua estação fixa, em outro local da natureza, mas que estabeleceu e efetivou o contato com o radioamador ativador que subiu a montanha, é chamado de caçador. Então pode participar do programa tanto o radioamador que desloca até o pico da montanha quanto o radioamador que está baseado em local diverso do pico, em sua estação fixa ou móvel. Ambos pontuam e fazem parte do ranking.

Leia mais em: https://labre.org.br/minas-gerais-py4-estreia-no-programa-sota-de-radioamadores/