D-Star cresce no mundo

Por PY2JF – João Roberto S. Gandara Ferreira

Não atualizamos as informações sobre o Projeto D-Star por um bom tempo devido a mais pura falta de tempo. Mas isso não significa que o projeto ficou parado. Na realidade, avançou, e avançou muito como verá ao longo desse artigo. Claro que não será possível detalhar tudo em apenas um artigo, mas prometo em breve mais artigos sobre cada fase do projeto. Vamos às novidades:

Seis anos da repetidora 145.230MHz operando Digital

Neste período pudemos operar bastante e entender as muitas nuances desse novo modo de operação. No início achávamos que a cobertura da repetidora estava em torno de 80% comparado ao modo FM analógico. Já estávamos satisfeitos, pois mesmo quem estava longe, no limiar da cobertura, chegava com o áudio perfeito (confira aqui). Mas depois de trocarmos o duplexador (Electril) que não dava a isolação necessária por um Sinclair, e trocar a antena antiga por uma importada, o sistema melhorou muito. Hoje acreditamos que a cobertura dela comparada a antiga analógica está em torno de 150%. Pode parecer exagero, mas hoje temos colegas operando regularmente de São Paulo (126Km) com apenas 5W, coisa impossível de se conseguir no passado. E claro, com áudio idêntico ao de quem opera localmente. Essa é a mágica do digital, ou fala 100% ou não fala.

Eu diria que operar na repetidora digital requer um pouco mais de cortesia, prática não muito comum nas repetidoras analógicas da região, onde um fala por cima do outro. A digital não aceita desaforos, dois sinais ao mesmo tempo simplesmente não passa. Mas esses detalhes serão assunto para uma próxima oportunidade.

Crescimento do D-Star

Como toda nova onda no radioamadorismo, ela pode pegar ou não. E pegando ou não, sempre haverá radioamadores contra as novidades. Ainda bem que esses contrários são minoria, senão estávamos nos comunicando por fumaça até hoje. Eu creio que em algum momento do ano passado foi o ponto em que todos perceberam que o D-Star está aqui para ficar. Foi um boom de novos repetidores operando nesse modo pelo mundo todo. Nos EUA são mais de 300 repetidoras, na Alemanha 46, na Itália 28, em Portugal 9, e não para por aí. Hoje são 23 países com repetidoras D-Star. Confira pelo link:

Lista de repetidoras D-Star pelo mundo

Gráfico de crescimento do D-Star no Mundo

D-Star no Brasil

Aqui no Brasil o D-Star vai muito bem. Embora longe de competir com a presença das repetidoras analógicas, já estão surgindo grupos por várias cidades interessados em participar dessa modalidade. Veja o que temos hoje em operação e o que vem por aí:

Frequência
Indicativo
Cidade
Gateway
145.230MHz
Americana
Sim
145.330MHz
PT2OKK
Brasília
Sim
145.410MHz
São Paulo
Sim
146.710MHz
PY7CPR
Recife
Sim
146.870MHz
PY2KAA
Campinas
Sim
147.180MHz
PY2KRJ
São Paulo
Não
147.240MHz
PY2KPR
Sorocaba
Sim
147.360MHz
PY2KSM
São Paulo
Não
439.100MHz
Cabreúva
Não
439.925MHz
São Paulo
Sim
146.610MHz
Nossa Senhora do Socorro/SE
Sim

Obs: Clique no indicativo da repetidora e veja o log de quem falou por ela.

Gateways

Os Gateways são repetidoras com acesso Internet que permitem links com outros Gateways. Embora nem todas ainda estejam operando como Gateways, a meta é que todas operem dessa forma.

Refletor Brazil

Toda repetidora Gateway pode se conectar a outra repetidora Gateway, mas limitado apenas a uma conexão. Para que várias repetidoras possam ficar conectadas formando uma rede, é necessário um Refletor. Esse serviço exige uma conexão Internet mínima de 10Mb de download e incríveis 10Mb de upload. Desde a semana passada o Brasil já tem o seu Refletor, sendo o sétimo país a ter esse recurso. Veja quem está conectado no Refletor Brasil:

Log do Refletor Brasil

Rádios Compatíveis D-Star

Embora ainda custe caro possuir um rádio compatível D-Star, todos os que compraram estão muito satisfeitos com a aquisição. Os modelos compatíveis, todos da Icom são: IC-2200H*, IC-2820H*, ID-800, ID-880, IC-91A*, IC-91AD, IC-92, ID-80, IC-82*, TMW-706S da Kenwood.

* Requer unidade opcional

DV Dongle

O DV Dongle é um dispositivo que conectado a porta USB de um PC com acesso a Internet, permite acesso as repetidoras Gateway. Uma ótima opção para quem não está dentro da área de cobertura de uma repetidora D-Star. Embora não ofereça todos os recursos de um rádio D-Star, é a maneira mais em conta de entrar para o mundo D-Star, não importando onde esteja. Preço do DV Dongle é de U$199,00.

Quem está Operando

Durante esse tempo sem notícias, vários radioamadores aderiram ao D-Star, conheça alguns deles aqui:

Usuários D-Star

Tem interesse em ter uma repetidora D-Star em sua cidade?

Aos interessados em saber mais sobre como proceder para adiquirir, instalar e operar uma repetidora D-Star, entre em contato com a gente. Teremos prazer em compartilhar nosso conhecimento no assunto para expandir o sistema mais ainda.