Sobre o REF018

AFINAL, pra que serve esse tal de Reflector?

Bom é simples, no Sistema DSTAR os gateways das repetidoras só permitem uma única conexão por vez, ou seja, se a repetidora A estiver conectado na Repetidora B, a repetidora C não consegue conectar. E então? O que fazer???? Com esse problema os desenvolvedores dos softwares dos gateways criaram uma versão chamada Reflector, que permite muitas conexões de usuários e gateways simultaneamente. O limite dessas conexões é a banda larga do acesso a internet.

Aqui no Brasil temos o Reflector numero 18.

No DSTAR ela é batizada como: ref018

Todos os reflector possuem 3 salas, sendo A, B e C, que essas podem ser divididas por assuntos.

Aqui no Brasil ficou definido assim:

A: Repetidoras permanentemente conectadas;
B: Repetidoras para links rápidos, temporários;
C: Assuntos diversos e agendados.

Vou explicar aqui cada um:
A: Trata-se de uma sala onde os mantenedores das repetidoras de DSTAR podem deixar sua repetidora conectada permanentemente, sendo assim, os usuários que falarem na repetidora conectada sairá em todas as repetidoras conectadas.

B: Trata-se de uma sala onde os mantenedores das repetidoras de DSTAR podem conectar sua repetidora por um período curto, por exemplo, alguém vai viajar de Sorocaba para São Paulo, então ele link as repetidoras para manter contatos como se tivesse local. É importante que os mantenedores respeitem os tempos curtos, para dar oportunidade a outros amigos.

C: Trata-a se uma sala aonde os mantenedores das repetidoras de DSTAR podem conectar sua repetidora para participar de um evento pré-agendado através de sites de clubes ou divulgações através de e-mail. Entende-se esses eventos como palestras, bate-papo sobre determinado assunto técnico, conexões em casos de emergências, QTC, canal de divulgações etc…

Para saber as estações conectadas ao Reflector Brasileiro acesse o status da pagina:

http://ref018.dstargateway.org

Para a instalação de um reflector a comissão de DSTAR faz diversas exigências de infra-estrutura do local onde será instalado. Desde um link de no mínimo 10Mbps de UP e Down, no-break, instalação em Rack e local ventilado. Para nos a primeira exigência já foi quase o motivo da desistência da instalação do Reflector, isso porque aqui no Brasil um link de 10Mbps custa-se fortunas e as universidades que teriam esses links sobrando não disponibilizariam para uso de radioamadorismo, já que aqui não temos o mesmo valor que temos nos outros países. Sendo assim, contamos com a ajuda do radioamador chamado FRED PU2TIY, que conhecemos há muitos anos e seu Avô que também foi um grande Radioamador de Campinas e mantinha a 146.810 MHz alem de outras repetidoras. Fred esta morando nos Estados Unidos agora e disponibilizou essa infra-estrutura exigida para a realização do Reflector Brasileiro.

O Reflector é Administrador por: PU2TIY, PY2JF e PY2PE

Fonte: Site Dstar Brasil