O que é um rádio?

Amigo radioamador, rádio, é a nomenclatura para definir uma forma de energia eletromagnética, que viaja ao redor do espaço em uma velocidade de 3 milhões de metros por segundo, o que equivale dizer, 300.000 Km por hora.
Se você jogar uma pedra em uma poça d’água, verá que ao redor da periferia do ponto de contato, surgirão ondas iguais, perfeitas e síncronas, que caracterizam o impulso físico resultante do atrito da pedra com a superfície da água.
As ondas de rádio viajam ao redor do espaço pelo mesmo princípio.
Quando um equipamento chamado “transmissor” produz oscilações capazes de gerar ondas eletromagnéticas capazes de se “desprender” dele, por meio de uma antena, chamamos este circuito de transmissor de rádio.
A energia eletromagnética pode ser utilizada para transmitir vozes, música, e todos os outros tipos de comunicações que estas ondas puderem suportar, como televisão, telefones celulares, radares e outros equipamentos eletroeletrônicos que comportem em seus sistemas, ondas de rádio para funcionar. Comprimento de uma Onda de Rádio.
Todas as ondas de rádio viajam a velocidade da luz, mas estas mesmas manifestações, possuem qualidades esp ecíficas de acordo com sua origem e sua frequência de oscilação (repetição da geração por tempo definido). Isto é muito importante porque esta qualidade de comprimento ondulatório, define as qualidades e aplicações destas ondas para fins específicos nas te lecomunicações.
De acordo com o tamanho deste campo magnético gerado por uma onda, é que poderemos determinar o quanto e como, uma onda de rádio poderá se propagar no espaço.
Seja por linha reta, seja por área de cobertura, seja por reflexão celeste.
Um a onda de rádio é comumente identificada por um outro valor determinado, conhecido como ciclo ou frequência.
Frequência, é o número de ciclos (ou ondas) emitido pelo gerador de ondas eletromagnéticas (transmissor) num tempo padronizado em 1 segundo.
Por convenção internacional, Hertz é a medida de ciclos por segundo, ou frequência de oscilação por segundo.
1000 ciclos por segundo equivalem a um Kiloherts (Khz), e 1 milhão de ciclos por segundo equivalem a 1 Megahertz (Mhz).
Logo, um Megahertz equivale a 1000 Kilohertz.
Por exemplo, a frequência de 7,85 equivalem nestas medidas, a uma frequência de 7.850 Khz. Mhz
Estes múltiplos parecem ser complicados, mas estamos no dia a dia mais acostumados a usar suas abreviações.
No FM mesmo, encontramos emissoras que emitem de 88,1 a 107,9 MHz, o que quer dizer da mesma forma, de 88.100 a 107.900 Khz.
Na cidade de FortalezaCe, por exemplo, a Rádio Verdes Mares FM transmite nos 93.3Mhz, o que significa que esta frequência equivale aos 93.300Khz, assim por diante.

Meu radio abraço, DanielPT7VD

Deixe uma resposta